Regulamento completo

Bike Regularidade

Aqui você tem nosso Regulamento Completo do Bike Regularidade. Como todo esporte organizado, nossa modalidade tem seus fundamentos, práticas, categorias e outras regras compiladas em um documento que orienta organizadores e competidores. E todos devem tomar conhecimento deste documento para competir.
Então, antes de sair pedalando por ai, conheça nosso Regulamento:

Categorias


1.1. Serão 3 níveis de dificuldade: E-bike, SPORT e LIGHT. 1.2. Os competidores devem se inscrever em um dos 3 tipos de formação de time: Masculino, Feminino ou DUPLA. 1.3. Devendo também definir a faixa etária onde prefere disputar: Força Livre (sem restrições), Over 40 (para qualquer um acima dos 40) e Over 55 (somente para quem já chegou lá). - OBS: Para as DUPLAS não há divisão de faixa etária. 1.4. Para definição da faixa etária somente será considerado o ANO de nascimento, ou seja, se o participante completará 40 no dia 01 de janeiro ou 31 de dezembro em 2020 poderá se inscrever na categoria Over 40.




Inscrições


2.1. As Inscrições somente poderão ser efetuadas no site www.bikeregularidade.com.br. 2.3. A inscrição somente estará confirmada após o efetivo recebimento do valor pela ORGANIZAÇÃO. 2.4. As inscrições podem ser limitadas por categorias, pelo número geral de participantes ou por critérios de interesse da ORGANIZAÇÃO. Excepcionalmente ficará a critério exclusivo da ORGANIZAÇÃO a aceitação ou não de inscrições de participantes após o encerramento das inscrições e antes da largada da prova. 2.4.1. Nos casos em que houver limitação do número de participantes, quando este for atingido será formada uma lista de espera de inscrições, que terão prioridade caso haja alguma desistência ou não confirmação (pagamento). 2.5. O ato (envio) da inscrição para o Organizador caracteriza a declaração do participante de que leu e aceitou integralmente este regulamento, de que está ciente de que se trata de atividade de risco, de que assume todos os riscos inerentes a esse tipo de competição, isentando organizadores, prefeituras, locais de prova, apoiadores e patrocinadores de quaisquer responsabilidades por acidentes, independentemente do tipo ou natureza. 2.5.1. O envio do pedido de inscrição dá ao participante a reserva de inscrição para participar da prova / competição. 2.5.2. O participante receberá um e-mail com os dados para realização do pagamento do valor da inscrição, com uma data máxima para depósito. 2.5.3. O não pagamento na data máxima informada no e-mail cancela automaticamente a reserva feita na inscrição deixando a vaga liberada para a lista de espera de inscrições (caso exista) ou para outras inscrições livres. 2.5.4. Na medida em que os pagamentos forem confirmados eles receberão a definição dos primeiros horários de largada, ficando os não confirmados com os últimos horários de largada. 2.6. O ato (pagamento) da inscrição caracteriza a autorização do atleta do uso de suas imagens no evento para divulgação do BIKE REGULARIDADE e do Organizador, a qualquer tempo. 2.7. Após o pagamento da inscrição não haverá devolução de qualquer espécie. 2.8. A prioridade para a realização do evento é a segurança dos participantes, sendo que, havendo situação de força maior ou de perigo à segurança dos participantes (Exemplo: tempestades, greves, queda de energia, etc.), as provas poderão ser canceladas ou transferidas, sem obrigar a ORGANIZAÇÃO a indenizar ou compensar os participantes inscritos.




Locais de Largada e Chegada


3.1. Haverá um local delimitado para a largada e chegada. Para realizar a prova o participante, obrigatoriamente, deverá assinar o Termo de Responsabilidade preenchido com as informações da solicitação de inscrição enviada por e-mail, apresentar documento com foto e CPF e retirar um saco estanque higienizado contendo 1 ou 2 equipamentos de GPS da Organização. 3.2. Um modelo do Termo de Responsabilidade está no fim deste regulamento. IMPORTANTE – A verificação se os GPS estão ligados e o seu correto transporte durante a competição é responsabilidade exclusiva do competidor. Estes equipamentos não devem ser manuseados em nenhuma hipótese. Estes equipamentos não devem ser guardados embaixo de reservatórios de água. Estes equipamentos não devem ser molhados ou lavados, muito menos colocados em contato com barro ou terra. Caso os equipamentos não coletem os dados da equipe durante a prova, parcial ou integralmente, o competidor não terá informação sobre sua passagem, recebendo a penalização de PC perdido nos pontos de falha de captação, não cabendo recurso ou reparação de qualquer espécie. 3.3. Ao final da prova é obrigatória a devolução do equipamento de apuração, no local de chegada ou em outro determinado pela ORGANIZAÇÃO, de acordo com o termo de responsabilidade. 3.4. Em caso de desistência, abandono, acidente ou qualquer outra situação que não permita a entrega dos GPS no local de chegada o competidor deverá comunicar o mais rápido possível o fato à ORGANIZAÇÃO (para não ficar sendo procurado) e agendar a devolução dos equipamentos.




Horário de largada


4.1. O horário de largada de cada competidor será informado quando da confirmação da inscrição e divulgado previamente no site do evento. 4.1.1. No sábado que anteceder a prova as inscrições confirmadas serão organizadas para os primeiros horários de largada, ficando os não confirmados com os últimos horários de largada. 4.2. A ORGANIZAÇÃO disponibilizará próximo ao local da largada, em local visível um relógio com o horário oficial da prova, que será a única referência de tempo, seja para os participantes, seja para a ORGANIZAÇÃO. 4.3. O intervalo de largada entre os competidores de cada prova será determinado pela Organização e divulgado antecipadamente. 4.4. É responsabilidade exclusiva do competidor se apresentar para a largada antes do seu horário ideal de largada divulgado pela organização, respeitando o intervalo entre os atletas. 4.5. A alteração de horário de largada de um competidor no dia da prova só será possível mediante autorização da ORGANIZAÇÃO. 4.6. O competidor que perder o seu horário de largada estará desclassificado automaticamente, sem direito a qualquer recurso ou ressarcimento. Caso haja possibilidade a Organização poderá, a seu exclusivo critério, permitir que esse competidor largue em um outro horário vago.




As provas


5.1. A ORGANIZAÇÃO definirá os locais das provas e os divulgará em tempo hábil para as inscrições. 5.2. A ORGANIZAÇÃO definirá os locais de largada e chegada de cada prova, que podem ou não ser coincidentes. 5.3. As provas poderão acontecer em horários diurnos e/ou noturnos. 5.4. PERCURSO – As provas poderão conduzir os participantes por ruas, becos, estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas; por trilhas fechadas ou abertas, pastos, subidas ou descidas, podendo haver trechos, direções ou velocidades diferentes para cada categoria. 5.5. As leis de trânsito, bem como as melhores condutas de educação e respeito às pessoas, veículos e propriedades devem ser respeitadas.




Planilhas


6.1. As planilhas poderão ser eletrônicas (App Rabbit GRATUITO) ou em PDF. 6.2. As planilhas serão divulgadas pelo Organizador após as 20:00 do dia que anteceder a etapa. É responsabilidade exclusiva do competidor baixar o arquivo ou imprimir a planilha para realizar a prova. A ORGANIZAÇÃO NÃO fornecerá planilhas no local da largada. 6.3. TIPOS DE TRECHO – As planilhas poderão conter os seguintes tipos de trecho: Regularidade / Velocidade: Com indicação da velocidade média a ser mantida, em quilômetros por hora. Deslocamentos: Sem competição, com indicação do tempo e distância para seguir na prova. Neutros: São paradas com indicação do tempo de descanso para seguir na prova. 6.4. Um trecho poderá ou não começar da distância 0 (Zero). Ele poderá iniciar com a sequência de distância do(s) trecho(s) anterior(es).




Equipamentos


7.1. DE USO RECOMENDADO 7.1.1. Cada participante deverá apresentar sua bike revisada e em perfeita condição de uso. 7.1.2. Cada participante deverá utilizar calçados e roupas apropriados para o pedal, óculos, recipiente para lixo, kit com alimentação leve, kit de primeiros socorros e kit de hidratação (squeeze, camelback, etc.). 7.2. DE USO OBRIGATÓRIO 7.2.1. É obrigatório o uso de máscaras de proteção em qualquer contato com o staff ou terceiros. 7.2.2. É obrigatório o uso de capacete e luvas em qualquer deslocamento com a bike. 7.2.3. É obrigatório o porte de documento com foto e CPF para identificação na largada e durante a prova. 7.2.4. O transporte do(s) equipamento(s) de GPS da organização. Em caso de perda, extravio ou destruição (total ou parcial) destes o participante deverá pagar o valor de reposição do mesmo, de acordo com o termo de responsabilidade entregue na largada. IMPORTANTE – A verificação se os GPS estão ligados e o seu correto transporte durante a competição é responsabilidade exclusiva do competidor. Estes equipamentos não devem ser manuseados em nenhuma hipótese. Estes equipamentos não devem ser guardados embaixo de reservatórios de água. Estes equipamentos não devem ser molhados ou lavados, muito menos colocados em contato com barro ou terra. Caso os equipamentos não coletem os dados da equipe durante a prova, parcial ou integralmente, a mesma não terá informação sobre sua passagem, recebendo a penalização de PC perdido nos pontos de falha de captação, não cabendo recurso ou reparação de qualquer espécie. 8.3.6. A critério da ORGANIZAÇÃO, por eventuais necessidades técnicas ou físicas, um PC de tempo ou virtual poderá ser convertido em PC de roteiro, sendo penalizadas as equipes que por ele não tenham passado.




Apuração do Desempenho dos Competidores


8.1. A apuração será eletrônica. A coleta das informações das equipes será realizada por equipamentos de GPS e/ou por coletores de dados. 8.2. A ORGANIZAÇÃO fornecerá o relógio oficial do evento, que será a base de todas as atividades da prova, devendo estar disponível aos competidores, no máximo, trinta minutos antes da largada do primeiro. 8.3. POSTOS DE CONTROLE – PC’s 8.3.1. Os PC’s serão plotados no percurso durante a montagem da prova, em locais de conhecimento exclusivamente da ORGANIZAÇÃO e das pessoas autorizadas do staff, podendo estar ou não nas referências da planilha e/ou em ordem numérica. 8.3.2. Os PC’s poderão ser de tempo, roteiro, virtual, móvel, “de erro” (punição) ou de informação: 8.3.3. A ORGANIZAÇÃO determinará o tempo IDEAL de passagem em cada PC que será comparado com o tempo REAL de passagem colhido nos GPS da ORGANIZAÇÃO. 8.3.4. Para cada PC haverá uma “janela” de tempo, considerando o tempo ideal de passagem Do competidor (de 10 a 20 minutos – entre 5 e 10 minutos atrasados ou adiantados). Esta “janela” será determinada pela ORGANIZAÇÃO em função da montagem do percurso, e os competidores que passarem pelos PC’s fora dos limites da “janela” sofrerão a penalidade de PC perdido, de acordo com o item 4 do Capítulo 10 - RESULTADOS. 8.3.5. Caso aconteça pane em algum equipamento de GPS e não seja possível a utilização de seus dados para a apuração do desempenho de algum competidor na prova a ORGANIZAÇÃO decidirá sobre a melhor forma de classificação (ou não) do competidor, sem direito à recursos ou contestações. 8.3.6. A critério da ORGANIZAÇÃO, por eventuais necessidades técnicas ou físicas, um PC de tempo ou virtual poderá ser convertido em PC de roteiro, sendo penalizadas as equipes que por ele não tenham passado.




Pontuação


9.1. Todos os competidores largarão com 0 (zero) pontos e, em virtude de seu desempenho nos PC’s ou por cometer penalidades, acumularão pontos. 9.2. Ao fim da prova os competidores entregarão à ORGANIZAÇÃO os GPS que utilizaram. A classificação será pela ordem crescente de pontos acumulados, sendo declarado vencedor aquela que conseguir o menor número de pontos. 9.3. Os competidores acumularão pontos nas seguintes situações: 9.3.1. Nos PC’s PC de Tempo: - Para cada segundo atrasado – 1 ponto; - Para cada segundo adiantado – 2 pontos; - Acima de 10 minutos atrasado – 600 pontos (fixos); - Acima de 5 minutos adiantado – 600 pontos (fixos); - Fora da janela de tempo – 600 pontos (fixos); e, - Não passar pelo PC – 600 pontos (fixos). PC de Roteiro - Passar por ele – 0 (zero) pontos; e, - Não passar por ele – 600 pontos (fixos). PC “de erro” - Valor variável a ser definido pela ORGANIZAÇÃO. 9.3.2. Por Penalidades 9.3.2.1. As penalidades poderão ser aplicadas por staff autorizado, pelo diretor da prova ou pela ORGANIZAÇÃO. 9.3.2.2. As penalidades não são lançadas nos equipamentos de coleta de dados nem no GPS do competidor. O aplicador da penalidade comunicará o APURADOR e a ORGANIZAÇÃO. 9.3.2.3. As penalidades previstas são: - 800 (oitocentos) pontos = passar pelo PC com participante “pirata”; - 600 (seiscentos) pontos = não utilizar equipamentos de uso obrigatório. - 600 (seiscentos) pontos = não fechar porteiras, quando determinado na planilha. - A DEFINIR PELA ORGANIZAÇÃO = atitudes antidesportivas. 9.4. Ficha de performance do participante 9.4.1. Ao fim da etapa, após a entrega dos GPS à ORGANIZAÇÃO, estes serão levados ao APURADOR, que emitirá a ficha de performance do participante. 9.4.2. As fichas de performance serão enviadas por WhatsApp para o competidor pela ORGANIZAÇÃO o mais rápido possível. 9.5. Empates 9.5.1. Nos casos de empate, os critérios de desempate serão os seguintes: 1º - será declarado vencedor o competidor que tiver o maior número de 0 (zero) pontos perdidos nos PC’s durante a etapa. Caso persista o empate, a que tiver o maior número de 1 (um) ponto perdido nos PC’s durante a etapa, a que tiver o maior número de 2 (dois) pontos perdidos nos PC’s durante a etapa e assim sucessivamente (não serão considerados os segundos, somente os pontos perdidos). 2º - caso mantenha-se o empate após a verificação de todos os PC’s, será declarado vencedor o competidor que largou primeiro. 9.6. Recursos 9.6.1. Não será aceito recurso de um competidor contra outro, apenas contra erro da ORGANIZAÇÃO. 9.6.2. Apenas durante os 30 (trinta) minutos que sucederem a entrega da ficha de performance ao competidor, a ORGANIZAÇÃO receberá reclamações e recursos sobre ela. Este prazo é improrrogável. 9.6.3. Decorrido este prazo não serão aceitos pela ORGANIZAÇÃO nenhuma reclamação ou recurso, em nenhuma hipótese, sem direito a nenhuma reparação/contestação aos competidores que não se utilizarem do período reservado a tais solicitações. 9.6.2. A decisão sobre o recurso será divulgada pela ORGANIZAÇÃO juntamente com os Resultados.




Resultados e premiação


10.1. Os resultados serão enviados por WhatsApp para todos os competidores após o envio da última ficha de performance. 10.2. Assim que possível os resultados serão publicados no site www.bikeregularidade.com.br. 10.3. Premiação 10.3.1. A ORGANIZAÇÃO premiará com troféus os 5 primeiros colocados de cada categoria. 10.3.2. Enquanto as restrições de contato social forem mantidas os troféus e eventuais prêmios serão enviados pelo correio.




Considerações Finais


11.1. Coordenação das provas 11.1.1. O evento é organizado por uma equipe de pessoas dedicadas a oferecer aos participantes uma excelente experiência, visando a integração entre TODOS, a divulgação e o crescimento do esporte. 11.2. Regulamento 11.2.1. A ORGANIZAÇÃO seguirá este regulamento na íntegra em todas as provas de BIKE REGULARIDADE. 11.2.2. Poderá haver pequenas alterações neste regulamento, a critério da ORGANIZAÇÃO, que os comunicará por intermédio de sua atualização no site, visando ao aperfeiçoamento do mesmo, sem descaracterizar sua essência. 11.2.3. É responsabilidade de todos a leitura, conhecimento e aceitação deste regulamento, não cabendo nenhum tipo de reclamação alegando seu desconhecimento. 11.2.4. Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela ORGANIZAÇÃO. 11.3. Responsabilidades 11.3.1. As provas do BIKE REGULARIDADE são realizadas em vias públicas, propriedades públicas e particulares. 11.3.2. É responsabilidade de todos nós a imagem que passaremos aos moradores das cidades por onde pedalamos, aos proprietários dos locais onde estaremos nos divertindo, aos patrocinadores que nos dão apoio, aos profissionais de jornalismo que nos acompanham e aos curiosos em geral. 11.4. Motivos de desclassificação 11.4.1. Será desclassificado sumariamente, sem direito a protesto ou recurso, o participante que praticar as seguintes condutas: - Desrespeitar a propriedade alheia ou a natureza, causando sua danificação, destruição ou desvalorização. (Esta penalidade não isenta o participante de responder civil e criminalmente pelos atos praticados); - Desrespeitar as pessoas, praticando atos antidesportivos; - Fazer uso de substâncias proibidas durante a realização da etapa; - Retirar do percurso qualquer tipo de marcação ou orientação, sejam públicas ou da ORGANIZAÇÃO; - Obstruir propositadamente a passagem de outro participante; - Desrespeitar ou desacatar as decisões da ORGANIZAÇÃO e orientações dos integrantes do staff; - Alterar anotações ou mexer nos equipamentos da ORGANIZAÇÃO; - Passar ou receber informações da etapa para equipes que ainda não largaram (posição de PC, distâncias, PC virtual, etc.); - Jogar lixo, folhas de planilhas, pilhas, etc., no percurso; - Largar sem GPS; - Não assinar o termo de responsabilidade na ficha de inscrição; e, - Tentar se comunicar, entrar em contato ou influenciar o APURADOR antes da divulgação dos resultados oficiais. 11.5. Evolução do Esporte 11.5.1. O BIKE REGULARIDADE tem o objetivo de divulgar a modalidade, estimular o convívio saudável entre seus participantes e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com a utilização das BIKES. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS!!




Termos de Responsabilidade - Bike e Bike Solo


Termo de Responsabilidade Bike Clike no icone para baixar o Termo de Responsabilidade Bike Termo de Responsabilidade Bike Solo Clike no icone para baixar o Termo de Responsabilidade Bike Solo





GPS ContrloTech

De volta
AO PEDAL,
com a segurança
d
os protocolos!